27.6.16

urgência

hoje acordei diferente. sem urgência. eu sei. isso deveria ser algo tranquilizante. mas não é. urgências criam ação. ações enterram angústia. eu não preciso agir e não sei como fazer isso. não tem nada que eu precise fazer nas próximas horas. tá. tem trocar o lençol, lavar roupa, faxina. mas isso não é urgente. isso é diário. eu falo de urgência.

acho vez em quando que escolho as pessoas que preciso na vida por essa noção de urgência. cada um de nós coloca ela em uma coisa, repara. mas a gente sempre tem. e tem quem diga que isso é paixão. não sei se é. é um chamado. uma necessidade. uma urgência. pode ser por um livro. uma religião. uma pessoa. eu escolhi ter urgências. ou elas me escolheram. e quando elas saem de mim o vazio que fica é muito assustador. e preenchido com outras urgências.

na vida, eu aprendi a domar as urgências. a pedir que elas me esperem, que tenham seu tempo. aprendi que algumas amigas seguem sendo urgentes como eu. e por isso sigo querendo estar ao lado delas. porque mesmo com todo o tempo. toda a distância. ainda podemos ser urgentes juntas. ainda podemos nos abraçar e reconhecer que nos demos a mão por isso. porque somos em busca. não uma busca perdida. uma busca por algo que se adeque a essa urgência.

quando a gente perde isso. quando a urgência desiste da gente. é um pouco de vida que sai. a sensação pra mim é essa. de algo que esvazia. preciso inflar de novo. puxar o ar. segurar o ar como um balão. em tensão. tensão de superfície. onde mantenho tudo com o ar. como a estenose que nasceu comigo, a tensão de puxar o ar pra dentro quando ele falta.

3 comentários:

BethS disse...

eita, sou sua oposta...
não consigo viver assim, na urgência.
sou aquela que fica no ar, antes de mergulhar...
mas logo fico no vazio, no silêncio que é onde mais gosto de estar...
beijo, vou aparecer outras vezes...

Renata Lins disse...

esse é um post daqueles que eu não sei comentar... porque não consigo identificar o que ele diz. não sou assim, sou até meio ao contrário: se estou bem, não tenho urgências.
sou capaz de ficar deitada eternamente em berço esplêndido, me refestelando.
:)

tunics disse...

Encontro sua urgência em dois dias. Não sei se urgência se separa de silêncio. Urgência pode ser de silêncio... mas ok, a minha pede tensão, eu sei