10.7.16

meninas

eu não devia, mas não paro de assistir gilmore girls em cada minuto que não trabalho ou não tenho eventos sociais imprescindíveis. cada momento que eu não vejo as meninas eu acho que errei em algo. então eu estou neste momento em algum ponto da segunda temporada e penso algumas coisas, ao rever em ordem e já conhecendo a história inteira.

1. amy sherman palladino é maravilhosa e realmente pensou no arco completo de cada um dos personagens desde o primeiro episódio. todos, até os doidivanas de stars hollow tem passado, presente e futuro, tem crescimento, são influenciados pelos acontecimentos. enfim. e dá pra ver, ao reassistir as cenas, onde ela quer chegar com aquilo. dicas o tempo todo, por exemplo, que o dean é um machistinha chato. que ele acaba sendo. que lorelai e luke terão futuro juntos. que emily sabe que errou e só quer conseguir consertar.

2. diante disso, cada personagem tem seus erros e acertos. rory para crescer escolhe um homem errado depois do outro. sabemos que a última temporada não era o que amy sherman-palladino queria. mal posso esperar pelo fim que ela queria para rory. para saber se ela tiraria o logan da história. se ela deixaria a menina solteira. se ela faria a menina aprender alguma coisa com logan. como aprendeu com jess e com dean. tudo ali é aprendizado pra personagem que começa com 16 anos. quero saber de lorelai também. e de luke. também de emily. como o tempo as ensinou. ansiosa por setembro.

3. em último, mas não menos importante. é um seriado sobre mulheres. meninas, como diz o título. é um seriado feito por, para mulheres. com personagens mulheres. sobre amizades entre mulheres. é um seriado mulherzinha. com tudo de bom e de ruim. com amizades adultas e adolescentes. com universo feminino. com homens que aparecem e somem. com trabalho, relações, crescimento, peitos, cores, saias, risos, álcool, cabelos, maquiagem, casamentos, separações. mas que não quer saber como os homens se sentem. somos nós, mulheres, ali na tela. ok. mulheres de connecticut talvez sejam um tipo específico de mulher. mas podemos nos identificar. com a cdf que não sabe lidar com meninos (oi, meu nome é antonia e eu sou uma paris). com a menina que quer ser perfeita porque acha que a mãe é uma doidivanas. com a mulher que quer consertar tudo porque foi uma adolescente rebelde. com a mãe que quer se reaproximar da filha. com a profissional que se apaixona. com a menina que não sabe lidar com a mãe severa. com a mãe severa. com a professora de balé. com a namorada que percebe que o namorado não gosta mais dela. cada uma delas é uma mulher inteira. e isso é raro na tv. e a grita toda, gente. tanta gente revendo. é porque é bom demais se ver na tela. desculpas, eu sei, tem parte minha que só gosta de lembrar de quando eu tinha 10 anos a menos. mas eu nunca vi gilmore girls jovem. eu já era velha. eu já sabia que a rory era chata. eu só curtia, como curto, ver mulheres como protagonistas. da vida delas.

6 comentários:

Renata Lins disse...

ah, Antonia. tem tudo isso. e tem o texto. os diálogos sensacionais, irônicos, engraçados, cheios de referência, tão rápidos que quando você viu já perdeu um pedaço.
me lembra, nesse sentido, uma série "de homens" que eu também amava, e que em todo o resto é a antítese dessa: The West Wing.
beijo!

tunics disse...

Claro, Renata. Mas eu acho que tem aí o meu lado de análise de narrativa mesmo. Questões de gênero colocadas na narrativa. E claro que hoje em dia é mais comum. Mas eu amo que não criam nenhuma situação estapafúrdia para mulheres se verem. É a vida, gente. Mulheres são assim.

tunics disse...

Claro, Renata. Mas eu acho que tem aí o meu lado de análise de narrativa mesmo. Questões de gênero colocadas na narrativa. E claro que hoje em dia é mais comum. Mas eu amo que não criam nenhuma situação estapafúrdia para mulheres se verem. É a vida, gente. Mulheres são assim.

Srta agridoce disse...

Olá, tudo bem? Eu assisti a temporada completa duas vezes e não me canso, existe uma identificação muito forte com cada personagem feminino do lugar. Gostei muito dos seus comentários a cerca da série.
Um abraço o/

tunics disse...

oi, carolina, que bom! eu tô completamente comprada com a série. me preocupando com relações femininas em narrativas.
bjs

tunics disse...

oi, carolina, que bom! eu tô completamente comprada com a série. me preocupando com relações femininas em narrativas.
bjs