27.1.05

eu descobri que o bono agradeceu os governos que nos salvaram do facismo e do comunismo. veja bem. do comunismo. eu sei que é antiquado ser marxista. antiquado acreditar no tal do social. mas eu acredito. e fiquei passada. eu gostava do u2. achava legal eles serem tão orgulhosamente irlandeses. e cada dia tenho mais horror a nacionalidades. nos deram duas guerras mundiais. sem contar outras menores. não servem pra muita coisa. olha só eu, a menina que cada dia gosta mais de relações internacionais falando isso. mas é verdade. e vamos combinar, a custa de quantas vidas na preciosa áfrica do bono foi essa vitória contra o comunismo. fora da europa e dos eua, todos sofremos nessa guerra. a áfirca mais do que todos. perguntem a angola. às minas terrestres que sobraram pelo continente inteiro. ao que sobrou do cambodja, o que acharam da vitória contra o comunismo. perguntem aos desaparecidos na américa latina inteira. aos filhos deles criados por militares na argentina. pode soar panfletário, mas a tal da guerra fria deixou cicatrizes expostas. no afeganistão. no iraque, tão incentivado pelos eua. no osama que foi financiado pra lutar contra os soviéticos. eu fico passada com isso. com as pessoas ainda terem um raciocínio assim tão fechado. sei que é cultural. que foi o que ele aprendeu na escola. assim como o que eu aprendi foi irremediavelmente influenciado por marx e por sua luta de classes. mas eu acho errado achar que se ganhou alguma coisa com a guerra entre os eua e a urss. todos perdemos. todos menos a europa e os eua. o bono tá nessa. por isso pode ser bonzinho. por isso pode estar em davos e não em porto alegre. por isso pode pedir pelos pobres coitados menores do que ele. e ser corajoso. e fazer campanha pro bush. alguém aí quer um cd do u2?

Nenhum comentário: