16.4.04

apresentei o trabalho. a aula foi um caos. sugeri pra professora uma discussão mais ampla, porque os textos eram muito complexos. a discussão virou bate boca. um menino quis dizer que não está no dna brasileiro artes. só futebol. eu me segurei e saí da sala. que eu ia responder pra ele que ele era inclusive a bola... fico passada. uma menina falou que arte é elitista em qualquer lugar. cacilda. ela não foi ver o keith haring no ccbb? sem ir muito longe. o cara era morador de rua. o vick muniz nunca teve muita grana. arte pode ser popular, sim, pode ser feita pelo povo sim. os arquitetos começaram a discutir eu gosto eu não gosto. queria ver se eu resolvesse falar o mesmo dos queridinhos deles. olhar pro frank loyd wright e dizer que gosto, sem dizer porque. eles iam ficar passados. pior. se eu falasse tudo que penso do lúcio costa. acho que morriam do coração. dá pra entender que numa pós graduação o valor não é julgamento de gosto? dá pra entender que arte tem um lado técnico? dá ra saber que existem questões discutidas num quadro, além da parte formal? claro que não num cezanne, a discussão dele era a forma, mas num modernista brasileiro a discussão era o brasil, não a forma!!!

tô aqui desabafando e falando demais. chega.

Nenhum comentário: