5.10.06

no orkut de um amigo (ainda que virtual, amigo), encontro um desabafo. e ele sente necessidade de passar adiante. e eu passo adiante também. na verdade, tem muito a ver com todo o momento político atual, e com a minha vontade de passar adiante minhas opiniões, que tanto se parecem com essas... a tal da ana, realmente não faço idéia de quem seja, mas...

Certo dia, num scrapbook:

Ana, Eu já ouvi esse papo de "caçador de marajá" antes, sei como termina. A imprensa vestiu a camisa da campanha do PSDB. Eu nasci em 68, não vi o golpe de 64, mas faço uma idéia do clima por toda essa histeria insuflada pela parcialidade desses caras. Os jornalistas se dividem, mas no final prevalece a voz do patrão, e os "coronés" da mídia entraram na campanha com os dois pés.

Desde o início eu sabia que o Lula teria que ser extra-pianinho ou iam massacrá-lo. Mas infelizmente safadeza não discrimina partido, e dentro do PT tem gente muito pouco comprometida com o que ele significa. Mas não justifica toda essa histeria, e pior, tentando passar um projeto nefasto de desmonte e venda do país enquanto as pessoas se distraem com a "ética". FHC comprou a própria reeleição a 200 mil por deputado. Ele não foi melhor que Zé Dirceu, só é muito mais cínico. É impressionante a cara de pau desse sujeito: sócio de Daniel Dantas, engavetador de CPI, patrão de Chico Lopes da fraude do Banco Marka e Fonte Cindam, vendilhão da Vale do Rio Doce baratinho pros amigos (uma das maiores mineradoras do mundo, patrimônio do Brasil) em processo viciado, vir posar de indignado na televisão. Tem que ser muito cara de pau, muito cara-dura mesmo.

E Alckmin, seu sucessor, é bastante pior que Serra e até que o próprio FHC. Vc já ouviu a expressão "fascismo penal"? O secretário de segurança de São Paulo é um sujeito truculento que pensa que ainda vive na ditadura. O PCC se criou fazendo acordo com a Secretaria de Segurança de SP para controlar os presídios. O PCC cresceu como braço armado da Secretaria de Segurança de SP, pra que sua excelência o secretário não precisasse sujar as mãozinhas. Depois a criatura saiu de controle e vc viu no que deu. A culpa é deles, foram eles que criaram aquilo.

Ana, não pense que eu sou petista, nunca fui. Nem nunca vi nada de especial no Lula. Quando vc votou nele, provavelmente o fez com muito mais entusiasmo que eu. E mesmo com expectativa bem realista, o governo Lula ficou abaixo dela. Mas eu não quero PFL/PSDB de volta ao governo desse país. Não quero o projeto deles de jeito nenhum. As pessoas mais pobres hoje comem melhor, houve um ascenso de milhões para acima da linha da pobreza, uma política de Estado (não é esmola, é projeto governamental, é lei) de melhoria da vida de gente que nunca teve nada.

Vc já se perguntou pq o Lula recebeu quase 49% de votos depois de tudo o que vc viu na TV? Pq tem gente que tá sentindo de fato as coisas melhorarem, e é gente que vc não vê, que é invisível pros classe-média que nem nós. A mídia tem poder, mas não faz mágica: não vai convencer esse povo que a vida deles não melhorou. Fizeram muita bobagem no PT, Lula podia ter realizado mais no governo, mas lançaram as bases de uma coisa muito boa que precisa continuar e muita gente sabe disso, fora de toda essa gritaria. Gente que tá fazendo universidade graças ao ProUni. O Estado, que começa a funcionar de novo (muito timidamente) com concursos, com emprego digno, não com emprego precário de terceirizado. O que vai ser dessa gente, Ana, com o pessoal do FHC de volta?

Mesmo que o PSDB/PFL fosse o anjo vingador da ética (por favor, né! por favor!), mesmo que fosse um partido de virgens impolutas, ainda assim eu não quero o projeto deles para esse país. O projeto deles é concentrador de renda, é cruel, é anti-soberania, anti-povo. É isso o que devia ser decisivo, e não esse lacerdismo de Pedro Bial que me assusta, que é assustador e já trouxe muita coisa sinistra pra esse país. Eu tenho medo quando a Rede Grobo começa a posar de "ética", quando Antônio Carlos Magalhães começa a pedir golpe militar em pleno Congresso Nacional. Fico triste, fico amargurado.

Eu não quero mudar seu voto, até pq o meu é mais pra não perder esse passinho pequeno que foi dado, do que pelo Lula em si. Porque eu não quero um FHC piorado que vai botar meu país num balcão de negócios. Porque eu não quero mais viver num shopping center cercado de miséria por todos os lados. Lula, com todos os problemas, deu um passo pra mudar isso. Um passo pequeno, mas nem eu nem milhões de outros aceitamos mais andar pra trás.

Eu já me excedi no seu scrapbook, me desculpe. Aceite mais como um desabafo mesmo.

Abraço,
Adib

Nenhum comentário: